Título Original: Avatar: The Last Airbender
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Nickelodeon
Criadores: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko
Ano de Lançamento: 2005
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Nickelodeon
Criadores: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko
Ano de Lançamento: 2005
Durante muito tempo eu passei batido por essa série. Achava ser mais uma emulação de anime vinda dos Estados Unidos e jogava no mesmo balde das sofríveis produções da Marathon (Três Espiãs Deamis, Martin Mistery, Team Galaxy...). Acoisa só piorou quando eu soube tratar-se de uma produção do Nickelodeon, o lar de Bob Esponja e Jimmy Neutron, desenhos dos quais gosto, mas terminantemente não combinam com uma emulação de anime.
Cristo Rei, QUANTO TEMPO EU PERDI!
A primeira vez que a assisti foi numa das últimas reprises da Globo. Não vou me recordar qual dos episódios, mas me deu um nó na cabeça a cena em que Sokka beijava uma das guerreiras Kioshy(UADARRÉL?!! NUM DESENHO AMERICANO?!!).
Sim, pegue tudo o que o politicamente correto dos desenhos americanos criou até agora e jogue em Avatar - longe de ser uma afronta à moral e os bons costumes, Aang e seus amigos tem seus affairs, assistem à morte de companheiros e ao se ferirem, permanecem assim por mais de um episódio -, coisa impensável na maioria das séries de ação americanas.
Como se não bastassem estes pequenos detalhes de realidade para tornar a coisa interessante, há ainda o embasamento místico e cultural da história, tudo muito bem estudado dos costumes e lendas chineses, onde a importância dos elementos da natureza é o que rege o mundo.
Ao praticarem as "dobras", os personagens não simplesmente soltam poderes mágicos provindos do nada - eles fazem o uso de movimentos de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Os animais curiosos que se apresentam na série não saíram da mente juvenil de algum character designer - foram tirados da mitologia chinesa.
Da próxima vez que mais uma "emulação de anime" passar na TV, contanto que ela não seja da Marathon, dê-lhe uma chance. Você pode se arrepender depois.
O que você tem diante de você é um fanvídeo de péssima qualidade, mas com 4:05 do que certamente são as melhores cenas de toda a série: as dobras de fogo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário