domingo, 12 de setembro de 2010

9 - A Salvação


Título Original: 9
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Focus Features
Criador: Shane Acker
Ano de Lançamento: 2009

Eu sou absolutamente suspeita para falar deste filme. Primeiro porque Shane Acker foi apadrinhado por ninguém mais, ninguém menos do que Tim Burton, um dos meus maiores ídolos no mundo do cinema, e segundo, pelo fato dos protagonistas serem pequenos bonecos – já notaram o quanto é interessante notar, nas animações com pequenas criaturas, o novo uso e os ângulos de visão totalmente novos que objetos corriqueiros para nós acabam ganhando?

Inspirado num curta metragem, realizado por Acker como projeto de conclusão da faculdade (este que faz Burton apaixonar-se pelo projeto), 9 se passa num universo pós-apocalíptico, onde os últimos sobreviventes são... Bonecos!

É difícil falar da história sem soltar infinitos spoilers, mas as verdades sobre como aquele mundo se tornou o que é, a verdade sobre o nascimento dos bonecos e sobre os monstros metálicos que os perturbam, tocaram qualquer um, mostrando a visão do autor sobre a que ponto a tecnologia poderia nos levar a destruição, mas que a mesma alma humana poderia nos levar a dita salvação do título, mesmo que simbólica.

Como nem tudo são flores, o final peca pela complexidade. Não é para qualquer um, e chega até mesmo a ser decepcionante. Veja por você mesmo, e tire as próprias conclusões.



Fonte: Omelete

Nenhum comentário: