quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Caso "O Rei Leão"

Antes que detratores apareçam por aqui, com garruchas, ancinhos e tochas nas mãos, que fique clara a minha posição a respeito da produtora Disney e do seu trabalho: é um estúdio de animação fabuloso, que encanta crianças ao redor do mundo inteiro, mas há muito, muito tempo (mais ou menos desde a década de 30), peca pela falta de originalidade em seus roteiros, o que só vem piorando ao longo dos anos (excluam a Pixar disso. Pertence a Disney, mas não É Disney).

Casos de plágio envolvendo a casa do Mickey são muitos, e incluem até mesmo o próprio camundongo, que seria um plágio de um brinquedo muito popular nos Estados Unidos – um ratinho lançado oito anos antes, sob o nome de ”Micky Mouse” (O_O'). Relacionam até mesmo plágios da própria Disney consigo mesma, devido ao reaproveitamento de cenas em outros filmes. A verdade é, que nesse caso, não se trata de plágio e sim, do reaproveitamento das lâminas de acetato onde as animações eram desenhadas, para economizar tempo e dinheiro. A Disney não é o único estúdio que já fez isso, não foi o primeiro e nem será o último.

Mas o caso mais célebre é, com certeza, o das similaridades do longa o Rei Leão com a série animada Kimba: o Leão Branco, de autoria do famoso desenhista Osamu Tezuka.

A Disney alega que a história do longa se trata penas de uma livre inspiração no clássico Hamlet, da autoria de Willian Shakespeare, e salvas as devidas proporções, nota-se mesmo que é verdade.

Mas com o advento das publicações sobre anime, já que na mesma época do lançamento do filme vivíamos a febre de Cavaleiros do Zodíaco aqui no Brasil, os conhecedores não tardaram a notar o quanto Simba e Kimba eram parecidos, não só no nome e na aparência, mas também nas suas histórias de vida.

O pai morto, que inclusive também aparece nas nuvens, as hienas, o parente que quer tomar seu lugar, a leoazinha como par romântico... As diferenças são muitas, mas as semelhanças também são imensas, como é possível notar nas imagens abaixo.

Enquanto alguns dizem ser apenas coincidência, a própria família de Tezuka entrou com processo judicial junto da Disney por causa do filme. Notando que não poderiam vencer, a esposa do criador de Kimba sorri amarelo diante da mídia nos dias de hoje, dizendo que pelo menos a produtora poderia colocar nos créditos um ”inspirado na obra de Osamu Tezuka”.

Colocaram? Preciso responder?

Fontes: 

Smelly Cat 
Jbox 

Nenhum comentário: