quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Capitão Planeta

Título Original: Captain Planet and the Planeteers
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Hanna-Barbera
Criador: Ted Turner
Ano de Lançamento: 1990

Embora o termo ecochato tenha sido cunhado nos anos 2000, aqueles com o comportamento que assim denominamos hoje em dia já existiam no final da década de 80, começo dos 90.

Você, que nasceu antes de 1985 com certeza se lembra do burburinho sobre camada de ozônio e CFC, da Eco 92, e do Michael Jackson posando ao lado de chimpanzés, e de todo o blábláblá que substituiu a fome na África nos telejornais. E certamente também se lembra de como completar essa frase: "Pela união dos seus poderes...".

Era o começo da conscientização ambiental, tão em voga nos dias de hoje, e um senhor americano muito sabido, achou o nicho interessante e logo investiu na criação de uma série animada sobre ecologia. O senhor era Ted Turner, criador das redes de televisão CNN e TNT, e a série era Capitão Planeta e os Planetóides.

Vou confessar, e você que está lendo será obrigado a admitir também: eu gostava do desenho. É daqueles que depois de rever quando adulto você pensa "o que é que eu tinha na cabeça?", mas acaba rindo ao se lembrar que até brincava disso com os amigos da rua (e minha compreensão à você que era obrigado a ser o Ma-Ti, eita indiozinho chato!).

O desenho teve seu tempo, mas era inevitável que ficasse datado. Os heróis adolescentes podiam ser verossímeis a uma geração que tinha Barrados no Baile por referência de adolescente americano(eu sei que eram todos de nacionalidades diferentes, mas enfim, o desenho era americano, a referência deles é sempre a mesma). Os vilões, de aparência estranha e métodos bizarros, eram a exata tradução do que a poluição e a ameaça ambiental eram para nós, uma coisa que sabiamos ser perigosa mas não entendiamos muito bem o que era.

E o grande herói, o Capitão Planeta, com sua pele azul, cabelo verde, vindo sabe-se lá deus de onde, era a solução que não sabiamos como aplicar.

Hoje, consciência ambiental é ensinada em qualquer escola, e as crianças da idade que nós tínhamos na época não achariam a menor graça na série, na minha humilde opinião. Afinal de contas, até elas sabem que o que vai combater o aquecimento global não é um super-erói azul, e sim nós mesmos.

E agora você para pra pensar na frase de efeito do Capitão: "o poder é de vocês!", e realiza que era exatamente essa a mensagem do desenho, que era nosso dever proteger o mundo, não de um personagem fictício.

Mas enquanto hoje em dia, todos sabemos sobre reciclagem, reutilização e economia, na época tudo o que sabiamos era para não usar produtos em spray e regular geladeiras, coisas que caiam nas mãos dos adultos, e o resto, era tudo muito longe de nosso alcance.

Aí, só restava continuar vivendo e dizer: "Vai, Planeta!".

Um comentário:

João do caminhão disse...

Pow sou mais um dos que adoravam este desenho. Morri de rir com essa história de que dentre as crianças ninguém queria ser o indio, também pudera que poder mais besta que Gaia deu pro rapazinho, os outros controlam elementos na Natureza e o coitado ganhou o poder do coração?
Sacanagem hein dona Gaia....