segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bob Esponja


Título Original: SpongeBob SquarePants
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Nickelodeon 
Criador: Stephen Hillenburg
Ano de Lançamento: 1999

Ele já foi citado aqui um sem número de vezes, e merecia uma postagem só pra si faz tempo – afinal, sempre que eu falo de desenho maluco, Bob Esponja é o meu ponto de referência.

Eu era uma adolescente notívaga. Passava noites em claro escrevendo ou desenhando, sempre à luz da TV. Um belo dia, na sessão tapa-buracos da madrugada da dona Globo, me deparo com uma animação passada no fundo do mar, estrelada por uma esponja de cozinha[?] e um esquilo[wtf?!].

Demorou até me explicarem que se tratava da estilização de uma esponja do mar, mas até ai, o estrago já estava feito: eu já tinha caído pelo carisma do esponjoso amarelo.

A explicação pra escolha pouco usual de protagonista se deve ao fato de Hillenburg, o criador, ter sido biólogo marinho antes de se envolver n mundo da animação. Explica em parte – temos uma esponja que trabalha em um restaurante de fast food, cujos melhores amigos são uma estrela do mar e um esquilo cientista. É nessas horas que você se para e pergunta: COMOFAS?

Maluquices à parte[nem tanto assim], não dá pra dizer que não se trata de uma série criativa, conseguindo fugir do lugar comum e passar raspando no politicamente correto ainda com o apelo necessário para todas as faixas etárias.

Bob Esponja já está na sua sétima temporada, e que muitas mais ainda venham.



A abertura de Bob Esponja em diversos idiomas.

Um comentário:

Bruno Pereira disse...

Legal, bom post. É informativo. Eu não sabia a origem do Bob. Até hoje eu olho, nos dias que posso -.-