domingo, 26 de junho de 2011

O Laboratório de Dexter


Título Original: Dexter’s Laboratory
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Cartoon Network Studios
Criador: Genndy Tartarkovsky
Ano de lançamento: 1996

Esse é um dos melhores desenhos da Cartoon até hoje, em minha humilde e sincera opinião. Era um desenho mais voltado para o público infantil, por que mostrava uma criança de dez anos com um laboratório secreto atrás do seu quarto, onde a entrada se dá atrás da estante de livros. Porém, sua irmã DeeDee, hiperativa, sempre achava uma maneira de destruir aquele local, apertando todos os botões que via.

O desenho é marcado pela inocência da garota e a personalidade ambiciosa de Dexter, que fazia de TUDO para ver a irmã fora dali, por que ela além de destruir tudo ao apertar os botões, falava ao irmão que, caso ele não deixasse ela apertar, os pais saberiam da verdade. Claro que ele não queria que os pais soubessem daquilo, por que se soubessem, o colocariam de castigo. E, como todo cientista, tinha um inimigo, Mandark, que era tão inteligente quanto Dexter. Sem falar que nutria um amor incondicional pela irmã de Dexter, DeeDee.

Não me esqueço da cena onde a DeeDee entrou numa máquina de clones e fez múltiplas cópias de si própria, deixando seu irmão maluco. Pra mim esse desenho faz apologia a uma coisa que eu fui perceber agora mais velho: o tamanho da pessoa não reflete a sua personalidade. Isso é visto claramente no desenho. DeeDee é ingênua e infantil, e é mais velha que Dexter, que é inteligente, ambicioso e, acima de tudo, um pouco arrogante.

Nenhum comentário: