domingo, 26 de junho de 2011

A Noiva Cadáver


Título Original: Corpse Bride
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Warner Brothers
Direção: Mike Johnson/Tim Burton
Ano de lançamento: 2005

Eu já disse que sou absolutamente suspeita pra falar de qualquer coisa que envolva Tim Burton – na minha lista de filmes prediletos, os dirigidos por ele aparecem em diversas posições.

A Noiva Cadáver não figura nessa lista, mas nem por isso deixa de ser uma doçura de filme. A história surreal de um jovem que acidentalmente pede um cadáver em casamento parece assustadora, mas uma vez que estamos falando de Tim Burton, mesmo a morte ganha colorido e graça.

O carisma da animação em stop-motion é o principal ponto favorável do filme, isto e a fabulosa ambientação, que passa um cenário absurdo, mágico, mas que ainda convence como real dentro da narrativa do filme. Se você não gosta de filmes com musicais, talvez até se surpreenda com ele: eu não gosto e quase tive vontade de sair dançando em pleno cinema[eu o assisti quando estreou por aqui]!

Apesar da trama simples e previsível – você vai saber quem é o vilão no momento em que ele aparecer pela primeira vez -, A Noiva Cadáver encanta. Acho que é aquele toque que só Tim Burton tem, em contar mesmo a mais mórbida das histórias com a suavidade necessária para que qualquer criança possa ver e ouvir.

Nenhum comentário: