terça-feira, 21 de junho de 2011

Desenhos Banidos

Desde o seu surgimento e a descoberta de seu potencial, o desenho animado sempre foi amplamente utilizado em propaganda – seja ela com fins lucrativos, didática ou mesmo patriótica.

Eu me lembro de na infância ter visto Donald e Mickey fazerem propaganda dos parques da Disney, Pernalonga vender seus próprios filmes, e mais recentemente, os brinquedos de Toy Story explicando como funciona a NASA – enquanto aqui no Brasil o mais comum são os desenhos animados que ensinam a preservação ambiental aos pequenos.

Como eu já disse, sempre foi assim, mas com o passar dos anos as prioridades mudam; o que nós chamamos de politicamente correto hoje não era a mesma coisa nas décadas de 30 e 40, por exemplo.


Você acredita se eu disser que os Flintstones já fizeram propaganda de cigarro[há uma propaganda de cigarros dentro de um episódio de Pica Pau, mas esta exibia Barney, Fred e Wilma fumando eles mesmos!]? Que Patolino já foi mostrado como soldado nazista, que os Sete Anões compraram Bônus de Guerra?

Se não acredita eu não serei capaz de culpá-lo. Afinal, essas produções foram todas banidas do território americano.

Numa animação distorcida e preconceituosa, a Disney mostrou em “As Crianças de Hitler” o nascimento, registro e educação de um nazista, como se a Alemanha inteira compactuasse com a ditadura. Pernalonga cantou e dançou ao lado de Hortelino e Gaguinho para incentivar o público a adquirir Bônus de Guerra – vales que financiavam os exércitos, que seriam trocados depois do termino do confronto. Politicamente incorreta desde sempre, Bety Boop foi uma das primeiras a passar pelas trinchas da censura, devido às insinuações de nudez, sexo e uso de drogas em seus desenhos; a personagem é tão controversa que merece uma postagem só sua.
Felizmente[ou não], ao final da II Guerra muitos dos curtas realizados foram recolhidos e destruídos pelos próprios estúdios, enquanto outros foram avaliados pelo Código Hays: tabela de regras criada pela Associação dos Produtores de Filmes Americanos[MPAA] e sancionada pelo Partido Republicano, que vigorou de 1934 até 1967, quando foi substituída pela classificação etária, que é utilizada até hoje. Não valia só para os desenhos, se aplicava aos filmes também, mas eles entraram na barca de qualquer maneira.

Princípios gerais do Código:

1. Não autorizar qualquer filme que pode reduzir o nível moral dos espectadores. Nunca conduzir o espectador a tomar uma posição para o crime, o mal ou pecado.

2. As formas de vida descritas no filme serão corretas, tendo em conta as necessidades específicas de drama e de entretenimento.


3. A lei, natural ou humana, não deve ser ridicularizada e simpatia do público não vai para aqueles que violam.

E aplicava as seguintes restrições nos casos de:

• A técnica de assassinato deve ser apresentada de modo a não provocar imitação. Não é mostrar os detalhes de assassinatos brutais. Vingança, hoje em dia, não se justifica. Os métodos dos criminosos não devem ser apresentados de forma precisa.

• O contrabando de drogas e seu uso não serão exibidos em qualquer filme. Fora a exigência do enredo e da imagem das personagens não pode dar origem ao álcool na vida americana.

• A sacralidade da instituição do casamento e do lar será mantida. Os filmes não vão assumir grosseiras formas de sexo como comuns e as aceitar. Adultério e comportamento sexual ilícito de tudo, por vezes, necessário para a trama não devem ser muito precisas de demonstração ou ser justificada, ou apresentada de uma aparência atraente.

• Cenas de paixão não devem ser feitas para a trama, a menos que eles são indispensáveis. Nenhuns beijos ou abraços exibida serão exibidos em devassa excessiva, com poses e gestos sugestivos.

• A blasfêmia intencional e profano ou vulgar qualquer fim é proibida em todas as suas formas. O caráter de Cristo deve ser tratado com respeito. Cristo não é um assunto para a comédia.

• A mostra de corpo são proibidos. O umbigo também.

• Os trajes dos movimentos de dança e exposições inconvenientes indecente durante a dança são proibidos. Danças ou sugerindo que representam ações ou paixões sexuais indecentes são proibidos.

Moralismo excessivo à parte, tendo em vista o quanto chegam a ser assustadoras certas produções anteriores ao Código, eu acho que ele teve seu efeito. Existem coisas que em certas linguagens não devem mesmo ser exibidas.

Não postei vídeo qualquer aqui porque posso estar violando direitos autorais, mas qualquer busca por “Banned Cartoons” no Youtube revelará muitos desenhos que ao menos em nível de curiosidade, vale a pena assistir.

E você, o que acha desse código? Deixa a sua opinião nos Comentários!

             Minilua

Um comentário:

Luiz Fellipe Mariano disse...

Deu medo...!
Pensar que nossos desenhos animados já foram (ou são) ferramenta de manipulação política e militar.