sexta-feira, 24 de junho de 2011

Samurai Jack



Título Original: Samurai Jack
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Cartoon Network Studios
Criador: Genndy Tartakovsky
Ano de lançamento: 2001

Se existe uma série animada difícil de definir, esta é Samurai Jack. Na melhor das hipóteses, é uma obra de gênio; na pior, uma produção extremamente pretensiosa que deu certo. Contando a história de um samurai feudal que é enviado ao futuro pelo demônio Aku[Abu, na versão nacional], ela nos mostra as “aventuras” de Jack para derrotar Aku e retornar ao seu lar.

Com um traço simples e uma linguagem visual amena, poderia ser considerada infantil, mas os roteiros apresentadas a cada episódio são tão repletos de significado – e referências pop! - que qualquer adulto que aprecie desenho animado gostará da série.

Os episódios em sua maioria tem poucos diálogos, alguns não tem uma fala sequer. Influenciado fortemente pela animação japonesa, Samurai Jack se faz valer de cenas de combate cinematográficas, mas resume a violência ao mínimo para que seja entendida – afinal, ela não é bem vinda quando não se faz necessária. E uma vez tendo jogado um personagem clássico num universo onde praticamente tudo é possível, vemos o protagonista enfrentar robôs, fantasmas, toda a espécie de monstros e até mesmo um guerreiro viking, num dos episódios mais bonitos de toda a série.

Eu digo sem medo de parecer cafona que Samurai Jack é uma daquelas séries “para assistir antes de morrer”. Quando algo tem o igual potencial para divertir e emocionar sem perder o tom, é porque vale a pena guardar na prateleira e na memória.



Um comentário:

Luiz Fellipe Mariano disse...

Gosto(gostava) bastante de Samurai Jack. É como se fosse uma releitura moderna do clássico "Lobo Solitário", um dos mangás mais conceituados do século passado.

O estilo visual é bem interessante, e passa também uma certa melancolia e depressão que só reforçam o enredo do desenho.