sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Era do Gelo

Título Original: The Ice Age
País de Origem: Estados Unidos
Estúdio Responsável: Blue Sky/20th Century Fox
Criador: Michael Berg
Ano de Lançamento: 2002

Num período em que a animação 3D virou febre, com todos os grandes estudios investindo pesado na "nova técnica", A Era do Gelo não passou despercebida, mas foi só mais um dentre "os desenhos bons em 3D", como eu vi muita gente já dizer.

Assistindo-o de novo, neste exato momento, eu digo: a Era do Gelo cumpre o seu papel quando o negócio é divertir(o que interessa ao público) e gerar lucro(o que interessa aos produtores).

Não há quem não caia na gargalhada com o icônico esquilinho Scrat e sua eterna busca para proteger sua avelã, nem com a escolha - popularesca, mas na minha opinião bastante acertada - de Tadeu Mello(Turma do Didi), para dublar a preguiça Sid. Sério, só não consegue ser mais engraçado do que a língua presa de John Leguizzamo no original, mas é o segundo melhor dublador do Sid no mundo inteiro.

Tocando no assunto dublagem, eu normalmente sou contra os atores globais fazerem a voz de filmes, sendo essa uma maneira de promover o filme que nem sempre dá certo. Mas nesse caso, se você abstrair que Tadeu Mello atua em um dos piores programas da TV aberta, e somar a sua atuação à de Diogo Vilela(o mamute Manny) e a de Márcio Garcia(Diego, o tigre-dente-de-sabre, cuja voz está irreconhecível, talvez por isso, melhor), verá que o quadro final tem sua harmonia. Não incomoda como a maioria das dublagens de atores com rostinho mais famoso.

Mas... é isso. Cumpre seu papel e não vai além disso. Há aquilo do que rir, há a mensagem que tenta ser tocante (mas falha) de saber valorizar e respeitar as diferenças dos individuos, e há os personagens carismáticos, que rendem virais na internet(Scrat), e com certeza uns bons milhões em licensiamento, mas... E depois?

Quem assistiu no cinema talvez tenha saido da sessão repetindo as frases de Sid e relembrando os momentos de Scrat, mas talvez não tenha levado consigo algo muito além disso e de 90 minutos divertidos. Não é como em Shrek, que mesmo com as quatro sequências, a cada filme nos faz querer sair cantando a canção das cenas finais, ou como Wall-E, que ao terminar nos deixa com um aperto no coração e a cabeça quase explodindo de tamanha fofura.

Longe de mim por à prova a qualidade de "A Era do Gelo", tanto porque é capaz de aparecer gente querendo arrancar minha cabeça, por estar ofendendo um trabalho de Carlos Saldanha(que fez muito melhor em "Robôs", futura resenha). Mas a mim soa como animação oportunista - e mesmo que seja, desde quando é feio ganhar dinheiro?

Mas eu não colocaria nem o primeiro nem as duas atuais sequências num "Top 10: Meus Filmes Favoritos"(que aliás seria meio monótono; pelo menos seis seriam animações e pelo menos quatro seriam da Pixar, todas nas primeiras posições).

As Sequências

A Era do Gelo 2(2006) e a Era do Gelo 3(2009), mantiveram a linha do primeiro filme, apenas o último tendo decaído um pouco e meio que "viajado na maionese" no quesito roteiro.

Scrat ainda está lá, garantindo as melhores(senão as únicas) risadas dos filmes, sempre com suas desventuras abrindo e encerrando cada longa.

Se for comparar com outras animações 3D que ganharam sequências(Toy Story, Shrek), a trilogia... Dói de dizer, mas é fraca. O que a salva, são os personagens, que já se tornararam familiares à nós, por isso ainda queremos vê-los.

E... Não é que vai sair um quarto filme?

Recentemente o Omelete liberou o curta de Scrat que abrirá o novo longa.

Espero que vocês riam tanto quanto eu!

Nenhum comentário: