terça-feira, 28 de junho de 2011

Heavy Metal - a Animação


Título Original: Heavy Metal
País de Origem: Canadá
Estúdio Responsável: Columbia Pictures/Diversos
Direção: Gerald Potternon
Ano de Lançamento: 1981

Tive minha sérias dúvidas se traria ou não Heavy Metal às postagens do blog – por mais que boa parte do conteúdo seja voltado ao público adulto, o filme passa um pouco dos limites por tratar de nudez e violência não como adição à histórias, mas quase como protagonistas da mesma.

Em nove diferentes segmentos, a animação conta a história de Loc-Nar, um orbe verde, receptáculo de toda a maldade contida no universo, espalhando a morte, a destruição e o caos em diferentes lugares através das eras.

Cada segmento foi inspirado nas histórias em quadrinhos publicadas na revista homônima, sucesso de vendas nos Estados Unidos desde os anos 70[publicada no Brasil durante pouco tempo, nos anos 90], e bebe diretamente da fonte: as animações, num geral, tem o mesmo aspecto maravilhosamente “sujo” dos quadrinhos de onde saíram – enquanto outras se valem de efeitos modernos ao período, como a rotoscopia.

Apesar de muitas histórias pecarem na narrativa, e do visual ser um bocado arcaico em vista das animações de hoje, há de se levar em conta que Heavy Metal transpira o estilo da própria revista: é gráfico, cru. Se você assistiu à MTV Brasil quando a mesma estava em seu começo, com certeza ele lhe lembrará das antigas vinhetas do canal, que tiveram também certa influência do filme.

E como para falar de Heavy Metal é necessário falar de música, temos a excelente trilha sonora: Black Sabath, Sammy Hagar e Nazareth são apenas parte de tudo o que o filme traz consigo.

Um comentário:

Luiz Fellipe Mariano disse...

Esse é clássico da minha adolescência... (apesar de ter sido lançado mais de uma década antes dela)

O filme foi muito importante pra popularizar o gênero de animação adulta nos EUA. A quem diga inclusive que foi Heavy Metal uma das animações que abriram as portas para que a animação oriental pudesse se estabelecer no ocidente (pois muitos animes costumavam tratar de temas mais adultos)